Exames que os homens precisam fazer depois dos 40

Chega uma certa idade que você não pode fugir mais, a maioria dos homens correm de médico, não gostam de ir em hospitais e detestam fazer exames. Mas você vai precisar fazer uma hora ou outra, então é melhor ir se acostumando com a ideia. Se você já fez 40 anos ou vai fazer fique ligado pois precisa fazer alguns exames de rotina.

Dependendo do exame, você vai precisar fazer todos os anos, e outros é possível fazer com um tempo maior de um para o outro. Então não corra o risco de descobrir uma doença só quando aparecer os sintomas, faça os exames de rotina.

 

Índice de massa corporal

homem-gordo

Esse exame deve ser feito a cada dois anos depois que você completar 40 anos. Ele é importante pois mede o índice de massa corporal do seu corpo. Com o passar dos anos o homem vai ganhando peso e se você não cuidar pode chegar a obesidade, e essa doença é bem complicada, pois ela traz muitas outras com ela. Uma pessoa obesa tem maior chance de ter doenças do coração, pressão sanguínea elevada, diabetes, cancro e outras. O seu resultado de IMC – índice de massa corporal deve estar ente 18.5 e 24.9.

 

Exame de próstata

exame-da-prostata

Esse exame deve começar a ser feito após os 40 anos e a periodicidade será definida pelo seu médico. Ele detecta o aumento da próstata e câncer, esse é o exame que muitos homens detestam fazer, mas é muito importante. O médico vai verificar o tamanho da glândula através do toque retal, em alguns casos o homem também precisa fazer o PSA, um exame de sangue que mede a substância produzida pelas células da próstata.

 

Pressão arterial

exame-de-pressa-arterial

Você pode fazer esse exame uma vez no ano ou quando seu médico achar necessário. Sua pressão arterial deve estar abaixo de 120/80 mmHg, se estiver acima de 140/90 mmHg é preciso ficar atento e se preocupar um pouco. Se seu nível de pressão começar aumentar você precisa começar a tomar medidas preventivas, pois pode desenvolver insuficiência renal, arteriosclerose e até ter AVC e enfarte do miocárdio.

 

Autoexame testicular

homem-auto-exame

Esse exame pode começar a ser feito bem antes, com 15 anos você já pode começar a conferir, assim como a mulher faz com a mama. Mas depois dos 40 anos você não pode deixar de fazer o autoexame. Você faz durante o banho mesmo apalpando o testículo e conferindo se não há nada de estranho ou diferente. Ele detecta o câncer no testículo.

Outros exames que você precisa fazer:

  • Ultrassom às carótidas;
  • Análise à PSA;
  • Angiotomografia coronária;
  • Exame de sangue;
  • Exame de urina.
Gostou? Curta nossa pagina no Facebook e fique por dentro das novidades!

Viu algum erro ou gostaria de dar uma sugestão para atualizarmos esta matéria? Colabore com a nossa equipe enviando um e-mail para contato@rapaziada.com.br

COMENTÁRIOS