Como cuidar dos sapatos

Para manter seus sapatos sempre com aquela aparência de novos você deve tomar alguns cuidados com ele, já que ele te acompanha em diversas ocasiões como da uma voltar com a namorada, sair com os amigos, marcar aquela presença no trabalho e manter aquele visual masculino de bem cuidados.

Mais sabemos que para manter essa aparência e esconde o tempo de uso realmente é muito trabalhoso, mais aqui vamos te dar algumas dicas para deixar seu sapato com aquela aparência de novo mesmo com meses ou até anos de uso.

Forma para sapato!

Depois de um longo tempo de uso, o sapato acaba absorvendo um pouco de umidade, o que causa um cheiro desagradável, quando evaporada ou absorvida pelo calçado, causa contrações e inchaços no material, o que altera todas as dimensões que antes se encaixavam perfeitamente nos seus pés.

As formas servem exatamente para evitar que isso aconteça. Basta que fiquem três horas nela para que façam o seu trabalho. A melhor (e também a mais cara) é feita de cedro virgem, por sua propriedade de absorver muito melhor a umidade.

Se a grana estiver curta, uma alternativa já bastante manjada é usar jornais para preencher todo o espaço interno do sapato. Apesar de ser um método menos eficaz e mais trabalhoso, é um quebra-galho valioso na hora do aperto para não descuidar dos calçados.

 

Cuidados com o couro

São necessários cuidados muitos especiais para sua maior durabilidade. Para aquela limpeza diária, um pano ou uma esponja, sempre secos, devem ser suficientes. O uso de produtos específicos para estender a vida útil do calçado é recomendado apenas às vezes, mas não sempre, pois o excesso de química pode afetar a qualidade do material.

É muito importante se lembrar que o couro é muito sensível à água, devendo deixar seus sapatos bem longe dela, assim como de sabão, detergentes e desinfetantes. Caso ocorra de molhá-los, durante um chuva, por exemplo, deixá-lo secar naturalmente é a melhor coisa a se fazer.

Aplicar hidratante, específico para o couro ou mesmo o corporal, ajudará a manter o brilho do sapato. Antes de aplicá-lo, porém, é necessário tirar os cadarços e usar uma escova ou pano para remover sujeiras e manchas. Para polir o sapato, enrole um pano no dedo e passe a cera ou creme polidor pela superfície com movimentos circulares. Após secar, passe uma flanela para dar brilho.

cuidados-com-sapato-de-couro

 

Sapatos de camurça

Elegantes, mas extremamente trabalhosos para conservar, os sapatos de camurça podem manchar e desbotar facilmente sem uma limpeza cuidadosa. Devem ser guardados em locais arejados e com pouca luminosidade. Nunca se deve usar água, sabão ou removedores para limpá-los, pois a camurça absorve líquidos, o que contribui para espalhar a sujeira e o surgimento de manchas.

Alguns produtos específicos para esse material podem ser bastante úteis, como sprays impermeabilizantes que o protegem contra manchas e arranhões. Antes de começar a limpeza, é necessário se certificar de que os sapatos estão secos e passar uma escova de cerdas macias sobre sua superfície.

Algumas técnicas de limpeza dos sapatos de camurça requerem apenas alguns itens do dia a dia. Creme hidratante, condicionador de cabelo ou uma solução de água e vinagre, quando passados nos sapatos com um pano umedecido, são de bastante ajuda para mantê-los limpos. Esfregar uma borracha escolar na camurça também é uma solução para manchas mais difíceis, porém apenas em sapatos de cor clara.

sapato-de-camurca

 

Calçados de tecido

Também conhecidos como alpargatas, esses pisantes são ideais para ocasiões mais informais e quando bate aquele calor, mas tendem a ficar bem sujos com o tempo de uso e até mesmo manchados, dependendo do lugar em que são usados. Devem ser conservados com bastante cautela, pois o contato com a água provoca manchas, criando obstáculos até mesmo na lavagem à mão.

Um método indicado pela especialista em produtos têxteis Leimomi Oakes, do blog The Dreamstress, para limpar sapatos de tecido é mergulhar uma escova de dente em sabão líquido, em água morna logo em seguida e misturar até se formar espuma. Depois, deve-se retirar o excesso de água da escova e usá-la para esfregar as partes manchadas da sapatilha, umedecendo o tecido um pouco.

Feito isso, é necessário lavar a escova, mergulhá-la em água limpa e novamente esfregar o tecido até que toda a espuma saia. Depois é só enxugar os sapatos com papel-toalha, encher seu interior com mais algumas folhas de papel para absorver a umidade e deixá-los secar longe do sol.

sapatos-de-tecidos

Gostou? Curta nossa pagina no Facebook e fique por dentro das novidades!

Viu algum erro ou gostaria de dar uma sugestão para atualizarmos esta matéria? Colabore com a nossa equipe enviando um e-mail para contato@rapaziada.com.br

COMENTÁRIOS