Vale a pena investir em carreira pública?

Chega uma hora na vida que você precisa escolher uma carreira, muitas vezes mesmo fazendo faculdade você ainda tem a complicada decisão a tomar, fazer um concurso público ou não? É melhor abrir uma empresa? É melhor ser contratado por uma empresa? São muitas as opções e você precisa fazer uma escolha acertada. Quanto antes tomar essa decisão melhor.

emprego

Vamos te ajudar um pouquinho, talvez depois desse artigo você consegue tomar sua decisão. A carreira pública é bem interessante, você tem estabilidade, um bom salário, benefícios até bem generosos e um horário regrado. São muitos benefícios, parece até o emprego dos sonhos, mas será a melhor opção para você? Uma das coisas que você mais deve pensar é se seguir essa careira vai te satisfazer.

Para seu pai pode ter sido a melhor coisa do mundo, mas para você não. A primeira coisa que deve fazer é colocar no papel o que você pretende. Como você se vê daqui uns anos? Se fizer essa estimativa vai conseguir descobrir um pouco e até já decidir sua vida. Vamos definir agora alguns prós e contras de trabalhar nesse ramo.

Se você busca estabilidade a carreira pública é um ótimo negócio, o funcionário público não é demitido, isso só acontece se fizer algo muito grave como  desviar dinheiro, por exemplo. Mas se você fizer seu serviço corretamente vai trabalhar naquele emprego o resto da vida. E por mais que esse seja um ponto positivo, pode ser um ponto negativo para outros.

atoa-no-emprego

Você já se imaginou trabalhando no mesmo lugar o resto da sua vida? Se você se sente bem com isso, ok. Se não sente bem com isso deve repensar. É preciso ficar atendo no seu perfil profissional, uma pessoa ativa e empreendedora, que gosta de desafios e quer ascensão na carreira nunca vai se dar bem em uma carreira pública.

A maioria das tarefas na carreira pública é bem burocrática e regrada, você entra em um nível e sobe alguns, no máximo. É claro que existem as exceções como policiais e bombeiros. Se esse não for o caso você precisa pensar se quer e aguenta trabalhar assim. Talvez você não consegue trabalhar por pressão e prefere algo mais tranquilo.

Coloque agora na sua lista de prós e contra o salário, será que o salário de um funcionário público é mesmo melhor que em empresas privadas? Você pode começar ganhando bem, e isso chama muita atenção, mas com o passar do tempo esse atrativo deixa de ser uma vantagem e acaba ficando pior que o mercado privado.

Pode ser que no mercado você ganhe mal no início, mas você pode subir de cargo rápido e melhorar seu salário. Assim você pode ganhar melhor que muitas outras pessoas que são concursadas. Esse também é um ponto importante para avaliar.

A questão de nunca ser mandado embora também pode ser um atrativo por causa de crises, estamos vivendo um momento complicado no país e por causa disso muitas pessoas estão sendo mandadas embora. Se você tem um cargo público não precisa se preocupar, pois o seu emprego está garantido. Esse também é um benefício.

Tudo vai depender de você, vale a pena investir em carreira pública se você tem perfil para isso, se não tem procure outra coisa, a carreira pública tem suas vantagens, mas ser empresário ou trabalhar em empresas privadas também tem vantagens.

Gostou? Curta nossa pagina no Facebook e fique por dentro das novidades!

Viu algum erro ou gostaria de dar uma sugestão para atualizarmos esta matéria? Colabore com a nossa equipe enviando um e-mail para contato@rapaziada.com.br

COMENTÁRIOS