Como me portar dentro da empresa

Está entrando para o mercado de trabalho agora e ainda não sabe como se portar na empresa? Fique ligado que vamos te ajudar. Cada empresa é de um jeito, algumas empresas são bem liberais, você pode usar bermudas e roupas mais a vontade, pode conversar, não tem hora para chegar, entre outras vantagens.

Mas também tem as empresas que você precisa usar roupa social e se portar de uma forma diferente e mais formal. Por esse motivo quem vai saber mesmo como deve se portar é você, mas vamos te dar uma ajudinha, assim você não fica perdido e não vai passar vergonha no local que trabalha.

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Dicas para você se portar bem na empresa

Essas dicas independem do local que você trabalha, pode ser uma empresa mais tranquila e liberal, mas também vale para uma empresa mais séria e que cobra mais dos empregados. Confira.

1 – Toda empresa tem regras de conduta, por isso é importante conhecer as regras e respeita-las. Você precisa ficar de olho para não fugir da conduta imposta pela empresa.

2 – Converse com seus colega e seu chefe de forma clara, não tenha vergonha de falar com as pessoas e nem fale para dentro, comunique-se de forma clara e objetiva. Você precisa agir dessa forma não só na fala, mas também por escrito.

3 – Nunca use palavrão com as pessoas na empresa, nem com os amigos que você tem mais intimidade. Você não sabe quem pode estar escutando, isso também vale para gírias. Ah! E não fale alto demais, assim você não perturba o ambiente de trabalho.

4 – Seja um bom ouvinte, você precisa ouvir com atenção o que as pessoas te pedem e suas funções. Assim você não vai ter problemas para trabalhar e exercer de forma clara a sua função.

5 – Seja gentil com as pessoas, você não precisa e nem pode ser gentil apenas com seu chefe, você deve agir da mesma forma com todas as pessoas que trabalha com você, desde a pessoa que faz e serve o café até o dono da empresa.

6 – Muita gente tem dificuldade de mandar e-mail, não sabem a forma correta de se comunicar. No e-mail empresarial é preciso escrever corretamente e de forma adequada, além de conferir a gramatica você deve prestar atenção na linguagem. Algumas empresas também têm a forma correta de mandar o e-mail, eles usam sempre a mesma letra e a mesma cor, por isso você precisa ficar atento.

7 – Não coma e não beba durante o trabalho e na mesa de trabalho, muitas ou todas as empresas tem um local separado para fazer o lanche, por isso não faça isso. Vale lembrar também de você não deve fumar dentro da empresa, porte de forma correta e obedeça as leis do local de trabalho.

Essas são só algumas dicas, já falamos sobre etiqueta empresarial aqui, você pode dar uma olhada também, pois vai te ajudar.

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